21 de set de 2016

Joseph Pilates : Nascimento ao falecimento , uma história magnífica !

 NASCIMENTO  ( Alemanha - 1883 )

    Nascido na cidade de Mönchengladbach,  perto de Dusseldorf – na Alemanha, nasceu dia 9 de dezembro ,  1883 , Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates http://blogpilates.com.br/o-que-e-pilates-o-que-voce-precisa-saber/ .
    Seu pai era um ginasta de sucesso , de origem grega , e sua mãe trabalhava na área de saúde, era Naturopata .
Cidade Mönchengladbach
 INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ( estudos e exercícios )

     Joseph Pilates, o criador do método, era uma criança muito doente. Sofreu com doenças como a asma, raquitismo  e febre reumática que, por diversas vezes, impediam os movimentos.
    Joseph não se conformava por ter passado longos períodos sem se mover e, ainda na infância, ficou obcecado por superar seus limites físicos. Para ele, ser um garoto saudável tornou-se uma questão de honra, ainda mais para alguém que, como ele, tinha um pai ginasta . Seus males foram tratados através da prática de prática de atividades como ginástica, natação, esqui, boxe, além de yoga e meditação , foram formas de auxiliar a minimizar suas debilidades.  Joseph costumava ir à mata observar os movimentos dos animais, fator que no futuro resultou em alguns dos seus exercícios sendo classificados com nomes de animais.
    Ainda jovem tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em  Anatomia, fisiologia, cultura física. Limpava o jardim de um vizinho que possuía uma biblioteca, em troca de desfrutar dela. Sem contar que ele estudava - e muito - filosofia oriental e a civilização grega (que, não por acaso, foi quem começou no Ocidente com a história de mente sã, corpo são). Funcionou. Tanto que, na adolescência, ele em nada se parecia com o menino franzino e raquítico de outrora - pelo contrário, tornou-se um verdadeiro esportista, exímio esquiador, ginasta, mergulhador e lutador. Tamanho era seu empenho que aos 14 anos já apresentava um físico invejável e servia de modelo para desenhos de anatomia.

ADULTO ( primeira guerra mundial- início da aplicação do método "Contrologia" )



    Em 1912, com 29 anos , Joseph Pilates migra para Inglaterra (Londres) para  trabalhar  para a Scotland Yard  (Polícia Metropolitana de Londres ) como Instrutor de Auto-Defesa .
   Na I Guerra Mundial ( 1914 ) , Pilates, sendo de nacionalidade alemã, veio a ser chamado de “inimigo estrangeiro”, assim como todos os outros cidadãos alemães da época. Foi preso e capturado . Durante sua captura, Joseph investiu seu tempo em aperfeiçoar os métodos diferentes de exercícios que ele denominava  de Contrologia .
I Guerra Mundial

    Ele então começou a ensinar sobre o método.Ele utilizou as molas dos leitos hospitalares para treinar a resistência dos pacientes de acamados.
     Pilates foi primeira pessoa que desenvolveu as formas de reconstrução do exercício para ajudar os pacientes feridos e aqueles que são incapazes de se mover livremente.Sua técnica também ajudou os pacientes que foram confinados à cama ou em cadeiras de rodas .
    Em 1918, quando uma epidemia de gripe atingiu a humanidade, na Inglaterra, nenhum dos seus alunos foi infectado com a doença, enquanto que milhares de pessoas morreram. Isso reforçou a reivindicação de Joseph Pilates sobre a eficiência de seu exercício.
   Depois disso, ele logo foi absolvido das acusações e liberado.Depois da guerra , ele retornou à Alemanha e colaborou com especialistas importante na dança e exercícios físicos, tais como Rudolf Laban. Rudolf Van Laban promoveu as técnicas de Joseph na comunidade de dança adaptandando seus exercícios.

JOSEPH NOS ESTADOS UNIDOS- EUA ( seu primeiro Estúdio )

    Em 1926, descontente com a situação sócio-política de seu país, Joe resolveu imigrar para os EUA de vez e abandonar seu trabalho com o boxe, embarcou em um navio . Somente nesta viagem que Joseph foi conhecer sua terceira esposa, Anna Clara Zuener.

    Juntos abriram um estúdio de fitness na cidade de Nova York, em 1929 . The Pilates Universal Gymnasium ficava no Nº939 da Oitava Avenida em um edificio chamado Van Dick, famoso pela quantidade de artistas que trabalhavam nele, por isso era chamado de "Artist's colony".
   Em 1960, o método Pilates foi muito procurado principalmente pelos dançarinos de Nova York., do New York City Ballet. Seu método ganha muita popularidade, não só na cidade de Nova York, mas também em várias outras partes dos Estados Unidos.
   Ao longo da sua carreira de 38 anos como Diretor de Cultura Física, ele desenvolveu uma lista de clientes com bem mais de 2.000 alunos, incluindo celebridades, artistas famosos, escritores, membros da realeza e do New York "high society". Na década de 1940 um jornal canadense publicou o seguinte: Joe's Studio "um salão de exercício para a classe alta".
FALECIMENTO  (1967 - Morre Joseph ,mas eterniza o método Pilates )
     Quando Joseph Pilates morreu em 1967, com 87 anos ,  Joe acreditou fervorosamente no seu trabalho até seu último suspiro, segundo histórias contadas, Joseph faleceu após um grande incêndio em seu studio, pois tentou salvar tudo o que pode em meio as chamas. Segundo a Historia que contamos lá no inicio Joe tinha asma, muitos dos que dão continuidade a sua trajetória dizem que ele veio a óbito devido a complicações respiratórias por conta de sua asma. Mas nada foi confirmado, sua morte é uma incognita, outros dizem que ao perder tudo ,Joe se entregou aos cigarros, charutos cubanos que tanto amava, wisk e jogos.
   O seu método era praticamente desconhecido fora do grupo restrito constituído por dançarinos, atores, e clientes ricos que tinham treinado no seu estúdio. Pilates morreu em silêncio, sem instruções à Clara de como ela deveria manter a sua linha de trabalho.Ela traçou seu próprio caminho e manteve o estúdio, Studio Pilates.
   Romana Kryzanowska, uma vez aluna de Joseph e Clara em 1940, ajudou Clara com o estúdio e continuou a trabalhar com ela.
    Outros alunos, considerados os Elderes também ajudaram a difundir e dar continuidade ao método maravilhoso do Joseph , como exemplo : Eve Gentry , Bruce King , Mary Bowen e Robert Fitzgerald .
    Atualmente o Pilates conta com cerca  de dez  milhões de praticantes no mundo !!!

Fontes :


Nenhum comentário:

Postar um comentário